Espaço foi pensado para a socialização de minhas idéias sobre temas diversos vivenciados cotidianamente.
Pesquisar este blog
terça-feira, 13 de novembro de 2012
DOCUMENTÁRIO GROAÍRAS
Analisando meus arquivos, resolvi então socializar um pouco do que coletei nas minhas "brincadeiras" de historiador. Muitos estão relacionados ao processo de estruturação da cidade. Com relação ao processo de formação da nossa querida Groaíras, não vou colocar minhas hipóteses sobre o caso, no entanto a Igreja e a igreja têm um papel importante na ocupação do espaço geográfico e na formação cultural do "groairense" na medida em que escreveram sua história no espaço físico e na alma de cada um de nós que amamos esta terra.
Hoje trago para vocês um trecho de um trabablho que fiz quando da Pós em Teoria e Metodologia da História pela Universidades Estadual Vale do Acaraú. Na ocasião produzi uma monografia que propõe uma releitura da emancipação política da cidade a partir da análise das fontes primárias consultadas na Câmara Municipal de Cariré, Livro de Tombo da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Livros de Atas da Câmara de Groaíras.Posteriormente eu lhes possibilitarei acesso a esta documentação, pois meu ofício não se restringe ao meu arquivo particular e sei que contribuirei muito mais com a formação cultural da minha cidade se puder colocar para o nosso povo um pouco da sua história. Esta, infelizmente, acaba se perdendo ante ao debate singular da luta e estratégias de manutenção do poder local.
A exposição que segue em outro texto, pois não consegui uma melhor configuração para este espaço, possui algumas alterações que foram necessário a adaptação a este texto, mas as citações estão conforme a obra consultada.
Posteriormente exporei aqui os documentos originais por mim consultados. Espero um dia publicar um livro sobre o assunto.
Aqui, para lhes guiar no assunto, adotarei o título de "UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA" para que saibam que estão lendo parte do meu trabalho, que é nosso. Amo essa terra e deixo para nossos filhos minha contribuição cultural.
Leiam, apreciem, prudazam!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fala parceiro, tudo bem?
ResponderExcluirSou Daniel Melo, 31, arquiteto e urbanista, nasci em Fortaleza mas sou filho de Groairenses. Na minha infância e adolescência íamos muito ao interior visitar os familiares, as vezes 3 vezes ao ano; era muito bom! Achei muito bacana seus registros e seu interesse em preservar a memória da cidade, parabéns mesmo. Eu só gostaria de ver imagens históricas da cidade... tenho certeza que muitos dos moradores mais antigos possuem fotos da cidade; seria muito interessante você rebuscar esse material e publicar aqui. Não quero criar expectativas, mas quem sabe futuramente, dependendo dos registros coletados, você poderia criar o Memorial de Groaíras, poderia até entrar com pedido na prefeitura para doar ou construir um prédio pequeno para instalar este memorial!! dentro do nosso mundo de preservação e requalificação urbana essas idéias são muito louváveis e são aprovadíssimas no meio político. Pense sobre isso, e no que você precisar e eu puder ajudar, estou à disposição.
Abraços e boa sorte!!
Meu amigo Daniel, fico grato por suas palavras sobre o pouco que já escrevi no meu blog. Sou advogado e gosto de política urbana, sou historiador e amo o estudo sobre cidade. O que quero é arquivar os poucos documento a que tive acesso, bem como registrar um pouco da história de minha. A reflexão é o que mais quero, mas que não fique restrita ao blog e que produza resultados. Acredite, já vi atos de iniciação científica na Escola Monsenhor Linhares em Groaíras. Nela havia um pouco do que o Augusto historiador já trouxe para o cenário da história local. Abraço e, mais uma vez, obrigado!
Excluir