Citada por notícia dada como da Controladoria Geral da União (CGU) em uma lista com gestores suspeitos de irregularidades na execução de obras, o prefeito de Groairas, José Almir Matos Lopes, encaminhou à redação do Diário do Nordeste documento assinado pelo chefe da Controladoria da União no Ceará, Luiz Fernando Menescal de Oliveira, explicando que os recursos repassados pela União e destinados à cidade foram enviados diretamente ao Governo do Ceará. Portanto, a atual administração de Groairas não tem qualquer responsabilidade sobre a aplicação da verba.
A CGU divulgou lista com dez municípios brasileiros, dentre os quais a cidade de Groairas era citada, revelando suspeitas relacionadas a irregularidades em licitações, sobrepreços, falhas em projetos, superfaturamento e execução fora de prazo de obras para socorrer pessoas após os municípios terem decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Matéria veiculada no dia 2 de agosto deste ano, pelo Diário do Nordeste, com informações relacionadas a esta lista, relata que o Município de Groairas também estava sendo investigada por suspeita de desvio no valor de R$ 91 mil, referentes a recursos oriundos da Secretaria Nacional da Defesa Civil.
As irregularidades que haviam sido apontadas referem-se à obra de recuperação da rodovia CE-253, que liga Groairas à cidade de Cariré. Mediante ofício, a Prefeitura de Groairas, gerida por José Almir Matos Lopes, afirma que, após a divulgação da lista, a CGU foi contactada pelo Município para esclarecer a informação.
Estado
Na ocasião, o órgão federal assegurou, por meio de um ofício, que as fiscalizações, em Groairas, relacionadas às obras de recuperação devido a desastres, "tiveram como objeto os recursos transferidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, ao Governo do Estado do Ceará", segundo convênio de 2009".
Acessando em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=102543212
Nenhum comentário:
Postar um comentário